Thursday, June 3, 2010

Energia renovável. (Fique por dentro do assunto)


A energia renovável é aquela que é obtida de fontes naurais capazes de se regenerar,e, virtualmente inesgotáveis.Essas fontes são denominadas pelo Sol (energia solar), pelo Vento (energia eólica), Rios e Correntes de Água Doce (energia hidráulica), Mares e Oceanos (energia mareomotriz e energia das ondas, Matéria Orgânica (biomassa), Calor da Terra (energia geotérmica).


Tais energias renováveis são consideradas como energias alernativas ao modelo energético tradicional, tanto pela sua disponibilidade (presente e futura) garantida (diferente dos combustíveis fósseis que precisam de milhares de anos para sua formação), como pelo seu menor impacto ambiental.


Os Combustíveis Renováveis são combustíveis que usam como matéria-prima elementos renováveis para a natureza, como a cana-de-açúcar, utilizada na fabricação do álcool e também de vários outros vegetais como a mamona, utilizado na fabricação do biodisel ou outros óleos vegetais que podem ser usados diretamente em motores diesel com algumas adaptações.


Nem sempre uma forma de energia renovável possui um baixo impacto ambiental e social, como por exemplo, a Barragem das 3 Gargantas, recentemente finalizada na China e que provocou o deslocamento de milhões de pessoas e a inundação de muitos quilômetros quadrados de terras.


Associações governamentais para investimentos já existem na ONU.


IREO: International Renewable Energy Organization

Essa associação foi criada para divulgar energias renováveis bem como, implementar projetos para as comunidades carentes,auxiliar governos nas suas necessidades de informações em energias renováveis e, também em implementação de projetos em energias renováveis setor privado ou ongs.

Enfim, promover, divulgar,auxiliar na implementação de leis e projetos sobre energias renováveis.


A intenção da IREO junto ao Governo Brasileiro é simplesmente um acordo que o governo assina sem nenhum compromisso financeiro. O único objetivo é obter para o Governo Brasileiro a validação da organização como uma organização intergovernamental baseado nas leis intergovernamentais, visto que o Brasil é o líder mundial de energias renováveis cobrindo energias produzidas pelo sol, vento, terra, água e reciclagem.

Países que o projeto já estão em andamento junto ao reconhecimento do IREO como uma organização intergovernamental:
República Dominicana, Haiti, Dominica, Jamaica, Honduras, Egito, Monte Negro, Niger

Maiores informações sobre a instituição: http://www.bfausa.org/ ou
http://www.ireoigo.org/


BENEFÍCIOS NA UTILIZAÇÃO DAS ENERGIAS RENOVÁVEIS

Segundo Wolfgang Palz no seu livro Energia Solar e Fontes Alternativas, a energia solar recebida pela terra a cada ano é dez vezes superior a contida em toda a reserva de combustíveis fósseis. Mas, atualmente a maior parte da energia utilizada pela humanidade provém de combustíveis fósseis - Petróleo, carvão mineral, xisto etc. A vida moderna tem sido movida a custa de recursos esgotáveis que levaram milhões de anos para se formar. O uso desses combustíveis em larga escala tem mudado substancialmente a composição da atmosfera e o balanço térmico do Planeta provocando o aquecimento global, degelo nos pólos, chuvas ácidas e envenenamento da atmosfera e todo meio-ambiente. As previsões dos efeitos decorrentes para um futuro próximo, são catastróficas. Alternativas como a energia nuclear, que eram apontadas como solução definitiva, já mostraram que só podem piorar a situação. Com certeza, ou buscamos soluções limpas e ambientalmente corretas ou seremos obrigados a mudar nossos hábitos e costumes de maneira traumática.

A utilização das energias renováveis em substituição aos combustíveis fósseis é uma direção viável e vantajosa. Pois, além de serem praticamente inesgotáveis, as energias renováveis podem apresentar impacto ambiental muito baixo ou quase nulo, sem afetar o balanço térmico ou composição atmosférica do planeta.

Graças aos diversos tipos de manifestação, disponibilidade de larga abrangência geográfica e variadas possibilidades de conversão, as renováveis são bastante próprias para geração distribuída e ou autônoma. O desenvolvimento das tecnologias para o aproveitamento das renováveis poderão beneficiar comunidades rurais e regiões afastadas bem como a produção agrícola através da autonomia energética e conseqüente melhoria global da qualidade de vida dos habitantes. Certamente diminuiria o êxodo rural e a má distribuição de renda, dos quais nosso país tem péssimos quadros. Infelizmente, o Brasil tem investido muito pouco no desenvolvimento de tecnologias de aproveitamento dessas fontes, das quais é um dos maiores detentores em nível mundial. Fica a pergunta: Até quando seremos "o país do futuro" se não investirmos nele?