Wednesday, May 4, 2016


A Graciosidade da Vida

Texto: Sandro Prezotto / Fotos: Acervo da Artista







Olho: As obras cheias de vida da artista múltipla Lisandra Miguel.

Uma história repleta de emoção. Uma vida que daria o roteiro de um filme, com muitas viradas, em que a heroína vence grandes obstáculos para alcançar seu objetivo maior.
Assim poderia ser descrita a trajetória da artista plástica Lisandra Miguel, que tem cada capítulo contado em suas telas com pinceladas delicadas, de forma poética, em obras lúdicas e coloridas. “Sempre acreditei que tudo começa com um sonho. Com isso em mente, sempre atrás dos meus sonhos, pois eu sabia que se eu acreditasse e desse meu melhor, uma hora a minha vez chegaria”.
Nascida em São Paulo, Lisandra viveu até os 20 anos no interior paulista. O gosto pela Arte ela herdou de pai, Lazaro Miguel, que também é artista, um escultor de mão cheia. “Chego a me emocionar quando falo da minha paixão e admiração por meu pai, pois ele desde cedo me ensinou a admirar a Natureza, enxergando nela a mais sublime expressão artística do criador”.
Os primeiros indícios de que ela tinha mesmo jeito para a coisa foi logo na infância. “Marina, minha mãe, também é grande responsável, pois a todo tempo ela buscava me mostrar coisas novas, alimentando aquela curiosidade incomum a uma menina da minha idade”.
A Lisandra desenhista desabrochou então definitivamente. Tudo começou nas capas dos cadernos da escola, as primeiras telas de suas obras. Nas aulas de Educação Artística, a admiração dos professores e dos colegas. “Foi assim que eu descobri o que eu amo fazer: desenhar, colorir e dar vida às coisas”.
Lisandra buscou aprender e experimentar um pouco de tudo, desde curso de Modelo Vivo até as primeiras criações no mundo das esculturas, algo que estava no sangue. “O artista tem que pesquisar muito, estudar e treinar o olhar cada vez mais”.
Buscando sempre se aprimorar, ela se mudou para o Rio de Janeiro. Formada e Pós-Graduada em Design de Interiores, foi na televisão que Lisandra encontrou a melhor forma de expressar sua criatividade ao mesmo tempo em que construiu uma carreira que já soma mais de 15 anos, desenvolvendo figurinos, cenários e objetos de cena para a área da Dramaturgia.
Em paralelo, a artista foi construindo sua obra, que ganhou um impulso mais recentemente com a participação em diversas exposições no Brasil e até mesmo no exterior, onde seu trabalho também passou a ser reconhecido. “Meus trabalhos marcaram presença em três grandes mostras em Viena, na Áustria, e em Nova York e no Porto em Portugal. Outras grandes oportunidades ainda estão surgindo para 2016”.
Com tanto talento e reconhecimento na Europa e EUA, rendeu à Lisandra um convite para expor em um dos maiores e mais famosos museus do mundo: Museu do Louvre.
Atualmente, Lisandra utiliza a tinta acrílica sobre tela, mas suas obras sempre envolvem um processo de colagem, que dão um efeito 3D às pinturas. Seu tema preferido são as mulheres, presentes na grande maioria de seus trabalhos.
Entre suas grandes referências, estão os impressionistas, como Monet, Renoir, Pissarro e Degas, os surrealista Chagall e Salvador Dalí, simbolistas e adeptos da Art Noveau, como Gustav Klimt, Alfons Mucha e Gaudì. “Depois de 'degustá-los', inicio minhas obras, fazendo uma mescla de todos eles”.
Para ela, a inspiração vem do mundo, da vida, impulsionada por minhas pesquisas, viagens pelo mundo e o prazer ao ver uma obra finalizada”.
Como também é poetisa, algumas das suas obras de artes são feitas baseadas em suas poesias. “Eu curto, vivo e sinto cada coisa que crio, como se naquele instante eu mergulhasse em um mundo de fantasias. A Arte detalha a vida a cada minuto. Por isso a Arte é infinita, bela, singela e doce. A arte encanta, transmite paz e alegria. A graciosidade da vida é a arte. Arte é vida.”
Hoje Lisandra além de fazer parte da maior empresa de comunicação, e seus trabalhos serem vistos em novelas, minisseries, programas humorísticos, reality shows... Também está sendo reconhecida no mundo inteiro: Áustria, New York, Japão, Rússia, tendo exposições agendadas ainda esse ano: França, Miami, Vaduz, este mês está acontecendo a exposição em Portugal.





http://www.prucenter.com/event.php?EventID=1984





No comments:

Post a Comment