PROJETO SOCIAL
ANÁPOLIS FUTEBOL CLUBE
União de Forças em Projetos Sociais
"O desafio dos "Programas" do Projeto da Escolinha do Anápolis Futebol Clube é encontrar maneiras de influenciar positivamente não somente o comportamento da criança, com formação educativa, esportiva e artística, mas chegar ao âmbito da família. Por isso, em 2010, incluímos na programação atividades com grupos de pais. A proposta é compreender e apoiar o núcleo familiar. É um objetivo de longo prazo, mas nosso olhar está voltado para este atendimento integrado, que amplia as possibilidades de sucesso do nosso trabalho com os mais jovens."
Em busca de parcerias que possam ampliar a abrangência desta atuação, temos consciência que o atendimento à criança deve se estender à família para alcançar resultados consistentes. Este é o direcionamento que aos poucos desejamos dar aos programas, incluindo atividades para todo o núcleo que influencia diretamente no desenvolvimento das crianças e adolescentes atendidos.
Com _30_ anos de existência, 300 crianças assistidas, atividades regulares variadas que vão desde a prática esportiva até programas educativos.
Acredito que um projeto deste tipo tem o desafio de se desenvolver continuamente para atender as diversas oportunidades e carências que as comunidades apontam. Temos sim uma atividade consistente que conquistou credibilidade junto às famílias. Isso é o mais importante. O resultado do nosso trabalho se faz perceber na melhoria da qualidade de vida das crianças atendidas, que passam a ter alternativas de lazer e complemento das atividades escolares com vivências educativas.
O Projeto da Escolinha do Anápolis Futebol Clube resultou na criação do Programas, que hoje engloba muito mais do que apenas atividades esportivas. Como foi a evolução deste trabalho?
A atividade esportiva é muito positiva para as crianças porque supre uma série de necessidades básicas ao desenvolvimento, que compreende desde a atividade física e a disciplina até fatores subjetivos como o conhecimento e a aceitação das regras dos jogos, o espírito de equipe, a competitividade saudável e o sentido de auto-superação. A atividade esportiva foi um bom começo para atrairmos estas crianças para um ambiente de acolhimento e respeito. As faixas etárias que atendemos, de 5 a 16 anos, carecem de atividades que complementem o período escolar.
Como surgiu a idéia do Projeto da Escolinha do Anápolis Futebol Clube ?
A idéia surgiu da necessidade das crianças e adolescentes que residem nesse município ditas carentes, por não ter a presença assídua do poder público suprindo suas necessidades básicas, ficam a maior parte do dia na ociosidade à procura de lazer ou de outras atividades. Visando atender esta necessidade e minimizar a incidência de problemas relacionados a desvios de comportamento, o Projeto da Escolinha do Anápolis Futebol Clube procura colaborar na construção de uma vida saudável de nossas crianças, jovens e adolescentes, preocupando-se sempre pela assimilação de valores que os transformem em cidadãos conscientes e totalmente integrados.
| |||||||
|
|
No comments:
Post a Comment